SERASA emite AVISO GERAL hoje (21/08) para brasileiros com dívidas de 1, 2, 3 anos ou mais

É inegável que um dos principais órgãos de análise ao crédito do Brasil é o Serasa. Dessa forma, a novidade surge para os brasileiros com dívidas a partir de um ano. Portanto, o Benefícios do Dia destaca as informações de como superar a crise financeira e consultar as negociações e protestos no aplicativo ou site apenas pelo CPF.

Com base no anúncio do Serasa, ficou defindio que atrasar dívidas pode resultar em bens e contas bloqueadas por decisão judicial se torna uma realidade para muitos consumidores. Sem dúvidas, a situação acaba sendo desagradável e o ideal é manter todas as contas em dia para não correr o risco.

Porém, quando o caso acontece, o credor recorre à Justiça para cobrar os valores devidos. Assim, o acumulo de dívidas pode prejudicar no dia a dia, que resulta na prescrição. Ou seja, mesmo com cinco anos após início da dívida, o credor perde o direito de acionar judicialmente para cobrar a dívida. Mas, não elimina a dívida.

Serasa faz anúncio surpreendente para brasileiros com dívida

AVISO GERAL hoje (18/08) para brasileiros com dívidas de 1, 2, 3 anos ou mais na SERASA - Foto: Reprodução
AVISO GERAL hoje (18/08) para brasileiros com dívidas de 1, 2, 3 anos ou mais na SERASA – Foto: Reprodução

De acordo com a divulgação do Serasa, é possível negociar as dívidas através do portal. Contudo, caso passe o período de cinco anos, o credor perde o direito de buscar a cobrança judicialmente. Entretanto, é importante destacar que a dívida não desaparece, apenas as ligações param de ocorrer.

Nesse modo, é importante destacar que a diferença entre prescrição e caducidade é que a primeira se refere à perda do direito de ação judicial, enquanto a caducidade diz respeito ao prazo para a exclusão do nome do devedor dos registros de crédito.

O prazo para que as dívidas possam “caducar” foi divulgado pelo Serasa e foi decretado Porém, existem prazos menores para diferentes tipos de dívida. No período de um ano, as dívidas listadas são de seguro e despesas com hospedagem; de dois anos, em casos de pensão alimentícia e em três anos débitos de aluguel e empréstimo.

Como fazer uma consulta pelo CPF no Serasa?

Como já informado, para fazer uma simples consulta no Serasa é só entrar no portal através do login com o CPF. Porém, caso ainda não tenha feito uma conta, clique em “Criar conta grátis”. O próprio site ou app irá redirecioná-lo para a página da criação de conta. 

Em sequência, receberá, via SMS ou e-mail, um código de autenticação. Assim que confirmar o número do seu celular ou endereço de e-mail, ainda é possível ter o número de telefone atualizado na Serasa. Contudo, o envio será feito por SMS; caso contrário, por e-mail.

Feito isso, o cadastro está garantido. Dessa forma, é só acessar o site ou app e aproveitar todas as soluções financeiras da Serasa a poucos cliques de distância.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *