SAIU hoje (16/09) Reajuste em 25% na Aposentadoria do INSS e muitos beneficiários comemoram

INSS. Foto: Reprodução
INSS. Foto: Reprodução

Atualmente, mais de 40 milhões de pagamentos de benefícios variados são administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Entre o total, mais de 34 milhões são aposentadorias, que variam de um salário mínimo até R$ 7.786,02. Embora muitos brasileiros não estejam cientes disso, eles têm o direito de solicitar um aumento de 25% do benefício do órgão. Veja as instruções necessárias para solicitar um reajuste do benefício previdenciário.

A aposentadoria por idade, a aposentadoria por tempo de contribuição, a aposentadoria especial – destinada a funcionários que trabalham em condições de risco ou insalubridade – e a aposentadoria por invalidez são as modalidades de aposentadoria do INSS.

Quem pode receber o reajuste de 25% na aposentadoria do INSS?

Para ter direito ao adicional, é necessário:

  • Aposentadoria por invalidez: o aumento é exclusivo para quem se aposentou por invalidez;
  • Necessidade de assistência permanente: é necessário comprovar que o aposentado depende de ajuda para atividades do dia a dia.

O objetivo do bônus é garantir que o beneficiário possa pagar pelos serviços de enfermeiros, cuidadores ou outros profissionais que forneçam a assistência necessária sem comprometer sua renda.

Como receber o reajuste de 25% no pagamento do INSS?

O INSS oferece a possibilidade de receber até 25 por cento além do valor que já é pago pelo benefício do segurado. O site ou o aplicativo Meu INSS podem ser usados para solicitar o reajuste. Veja as instruções detalhadas abaixo:

  • Acesse o site ‘Meu INSS‘ e faça login com o gov.br;
  • Procure por “Adicional aposentadoria”;
  • Verifique se você atende aos critérios para receber o bônus;
  • Anexe todos os documentos necessários, como laudo médico, atestados, receitas médicas e comprovantes de despesas de saúde;
  • Envie o seu pedido.
  • Após aprovação, o adicional será incluído no benefício mensal do aposentado.

Aposentadoria por invalidez

Após o uso do auxílio-doença, o trabalhador recebe a aposentadoria por invalidez, segundo Jamille Novaes, uma especialista. Isso não implica que todos os indivíduos tenham a capacidade de transformar o auxílio em uma forma de aposentadoria. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos fundamentais.

Calendário de pagamentos do INSS em Setembro

Beneficiários que recebem 1 salário mínimo:
Os pagamentos para essa categoria começam no dia 24 de setembro, de acordo com o número final do benefício (ignorado o dígito verificador).

  • Final 1: 24/09
  • Final 2: 25/09
  • Final 3: 26/09
  • Final 4: 27/09
  • Final 5: 30/09
  • Final 6: 01/10
  • Final 7: 02/10
  • Final 8: 03/10
  • Final 9: 04/10
  • Final 0: 07/10

Beneficiários que recebem mais de 1 salário mínimo:
Os pagamentos serão realizados entre os dias 1 e 7 de outubro, também de acordo com o número final do benefício, antes do traço.

  • Finais 1 e 6: 01/10
  • Finais 2 e 7: 02/10
  • Finais 3 e 8: 03/10
  • Finais 4 e 9: 04/10
  • Finais 5 e 0: 07/10

Como saber o valor do benefício?

Os segurados que desejam saber o valor exato que irão receber podem consultar o “Extrato de Pagamento” de diversas formas:

  • Por telefone: Ligando para a Central 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Será necessário fornecer o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.
  • Pelo site: Acessando o portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), onde, após o login, o segurado pode clicar no serviço de “Extrato de Pagamento” para obter todos os detalhes do benefício.
  • Pelo aplicativo: Utilizando o aplicativo Meu INSS. O procedimento é semelhante ao do site, requerendo login e senha para acessar todas as informações e serviços disponíveis.

 

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

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