Prazo para limpar o nome na Serasa após pagar dívida: Veja aqui
Com a proximidade das festividades natalinas, que acontecem no mês de dezembro, a busca por melhores condições de crédito tem sido cada vez mais intensa. Além da expectativa de recebimentos dos valores referentes ao décimo terceiro, que para boa parte da população começam a ser pagos a partir de novembro, há também as diversas iniciativas dos órgãos de proteção ao crédito para que os cidadãos inadimplentes resolvam suas pendências financeiras, beneficiando a economia nacional.
Vale apontar que estar com o CPF em dia é uma decisão extremamente importante para aqueles que desejam contar com crédito disponível tanto para solicitar empréstimos, por meio dos órgãos credores, bem como obter facilidades para conquistar financiamentos de imóveis e veículos.
Recentemente, em uma matéria publicada aqui no Benefícios do Dia (BND), foi apontado que um número considerável de brasileiros segue endividado, com estimativas que superam os 72 milhões de habitantes, conforme os números divulgados pelo Mapa da Inadimplência, que foi publicado pelo Serasa, que trouxe números atualizados com base em julho deste ano. Os números indicam uma elevação de 136 mil novos endividados, representando um aumento de 0,22% de inadimplentes em comparação com o período anterior.
Prazo para limpar o nome no Serasa, confira
Ter seu nome negativado em órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC, é um pesadelo para uma parte considerável dos brasileiros. Com o registro negativo nessas instituições acaba sendo bastante difícil obter crédito formal em agências bancárias, o que representa uma redução significativa no poder de compra de uma parcela expressiva da sociedade.
Assim, uma das dúvidas comuns está relacionada ao prazo para retirada das restrições no nome de quem possui algum tipo de dívida, em especial caso haja uma negociação dos débitos, o que já torna possível a baixa do registro. Em geral a negativação do CPF do devedor se dá após um período de atraso para quitar a dívida, resultando o registro nos órgãos de proteção ao crédito para que o devedor não volte a contrair mais dívidas.
A busca das agências de proteção ao crédito está relacionada ao fomento das renegociações entre o devedor e o credor, com o objetivo de reaver um parte ou o montante total da dívida em questão, o que pode resultar em um acréscimo considerável na economia nacional. Assim, em caso de acordos entre as partes está previsto que a retirada do nome nos órgãos de proteção ao crédito se dará em até 5 dias úteis, levando em consideração a baixa bancária que comprove a quitação do débito.
Cabe apontar que dentro de alguns meses haverá o pagamento do 13° salário, que beneficia os trabalhadores brasileiros por meio de um pagamento que pode ser realizado em cota única, ou em duas parcelas, o que deve representar uma alternativa para quitar as pendências.