Entrou em vigor hoje (24/08): Pacote com 4 viradas no INSS deixa brasileiros assustados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma série de mudanças que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros.
Dessa forma, é importante ficar de olho nas principais novidades, desde as regras para a aposentadoria especial até o reajuste dos benefícios.
O INSS disponibiliza uma série de modalidades de aposentadorias para os seus segurados. A mais comum e que todo mundo conhece, sem sombra de dúvidas, é a aposentadoria por idade + tempo de contribuição. Essa que atualmente está assim: Homens: 65 anos e 15 anos de contribuição. Mulheres: 62 anos e 15 anos de contribuição.
Aposentadoria especial: Entenda as novas regras
Os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde podem se aposentar mais cedo. A aposentadoria especial é uma modalidade que permite a aposentadoria antecipada para quem trabalha em condições insalubres ou perigosas.
Portanto, depende do grau de exposição aos agentes nocivos, podendo ser de 15, 20 ou 25 anos. Além disso, existe a idade mínima de 55 anos, mas isso pode variar de acordo com o tempo de contribuição.
Além disso, é preciso comprovar a exposição permanente a agentes nocivos durante a jornada de trabalho e cumprir o período de carência.
Redução nas Filas da Previdência
Uma das principais conquistas recentes é a redução significativa no tempo de espera para a concessão de benefícios. Graças a iniciativas do governo, o tempo médio de espera caiu consideravelmente, agilizando o acesso aos direitos dos segurados.
Reajuste dos Benefícios
O governo também anunciou um reajuste nos benefícios do INSS. Os aposentados e pensionistas tiveram um aumento real, ou seja, acima da inflação. Quem recebe até um salário mínimo teve um reajuste ainda maior.
Calendário de pagamentos do INSS de agosto
Para saber o calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é simples, basta ir até o site oficial.
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a agosto, divididos em dois blocos, completo nas duas categorias:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 26 de agosto;
- Final 2: 27 de agosto;
- Final 3: 28 de agosto;
- Final 4: 29 de agosto;
- Final 5: 30 de agosto;
- Final 6: 2 de setembro;
- Final 7: 3 de setembro;
- Final 8: 4 de setembro;
- Final 9: 5 de setembro;
- Final 0: 6 de setembro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de setembro;
- Finais 2 e 7: 3 de setembro;
- Finais 3 e 8: 4 de setembro;
- Finais 4 e 9: 5 de setembro;
- Finais 5 e 0: 6 de setembro