Novo cartão de crédito anunciado pelo governo deixa todos de boca aberta
A administração pública anunciou o lançamento de um cartão de débito e crédito destinado exclusivamente a microempresários individuais (MEIs). Este cartão exibe o logotipo atualizado do MEI e um código QR que leva diretamente ao Portal do Empreendedor.
A ação tem como objetivo promover a formalização de novos empreendimentos, simplificar as operações comerciais e auxiliar na sustentabilidade dos pequenos empresários. Dentre as vantagens anunciadas, merecem destaque a ausência de anuidade e o parcelamento de contas e compras.
Quais são os benefícios do Cartão MEI?
Além da anuidade zero, o novo cartão MEI oferece diversas vantagens que podem ajudar na gestão financeira dos pequenos negócios.
- Parcelamento de fatura e compras
- Ferramentas para centralizar o pagamento de compras e boletos
- Maior facilidade no controle financeiro e fluxo de caixa
Estes benefícios são especialmente úteis para empresas que estão começando e necessitam de um apoio adicional nesta área.
Como aderir ao Cartão MEI?
No momento, apenas o Banco do Brasil possui a capacidade de emitir o cartão MEI. Contudo, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte anunciou que outras entidades financeiras também poderão oferecer essa opção em um futuro próximo.
Os empresários que optarem pelo cartão também terão acesso à Liga PJ, uma plataforma gratuita que oferece vários materiais de treinamento, auxiliando no aprimoramento de habilidades gerenciais e impulsionando o desenvolvimento da empresa.
Vale a pena utilizar o Cartão MEI?
Murillo Torelli, docente de Ciências Contábeis na Universidade Presbiteriana Mackenzie, aconselha cautela ao fazer uso do recurso. Apesar da ação simplificar o acesso ao crédito para MEIs, é crucial que haja responsabilidade financeira.
De acordo com Torelli, a incerteza acerca das taxas de juros cobradas nos parcelamentos pode ser uma cilada, se o crédito não for empregado de maneira estratégica. Se mal administrado, o crédito pode piorar a condição econômica do empreendedor.
Qual é o impacto dos MEIs na economia brasileira?
Segundo informações do ministro Márcio França, os microempreendedores individuais, microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) correspondem a 27% do Produto Interno Bruto do país. Esses setores representam 99% dos CNPJs nacionais e geram 6 em cada 10 empregos gerados no Brasil.
Com este novo cartão e as vantagens proporcionadas, espera-se que um número maior de empresários consiga formalizar suas empresas e contribuir ainda mais para a economia do Brasil.
Responsabilidade é a chave
Torelli enfatiza a importância de uma administração financeira meticulosa. Utilize o cartão MEI como um recurso para impulsionar a empresa, e não como uma solução rápida para questões financeiras. A responsabilidade financeira deve ser a principal prioridade para assegurar o êxito e a viabilidade do negócio.