SAIU Nova lei do CPF em vigor que acabou atingindo clientes da Caixa, Itaú, Bradesco choca brasileiros hoje (23/08)
Com a meta em beneficiar milhões de brasileiros com CPF, o Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (22), uma nova lei que entra em vigor que irá impactar todos os clientes da Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco. Contudo, usuários de serviços financeiros são confrontados com três mudanças que despertam preocupações.
Nesse modo, ficou definido a ampliação do bloqueio de pagamentos em todos os bancos. Com determinação judicial, as notícias poderão atingir diretamente todos aqueles com nome negativo na Receita Federal. Recentemente, o órgão divulgou a atualização no processo de gestão do CPF.
De acordo com as informações recentes, a entidade promete mudar seu departamento e implementar a tecnologia de reconhecimento facial para corrigir eventuais inconsistências nos registros do importante documento. Assim, visa reduzir os prejuízos sofridos recentemente.
Receita Federal define nova lei para o CPF e atinge milhões de brasileiros
Com a mudança decretada, ficou definido que o objetivo é reforçar a segurança nos procedimentos de obtenção e regularização do CPF, assegurando a correta alocação dos recursos públicos e combatendo possíveis práticas fraudulentas ou desvios. Em suma, os brasileiros com conta na Caixa, Itaú e Bradesco foram comunicados.
Para que a nova lei possa ser efetivada, o Receita Federal deseja solicitar a presença do indivíduo nas unidades de atendimento, a fim de capturar uma imagem facial para fins de reconhecimento. Nesse modo, irá rá exigir a inscrição no CPF, alteração de dados cadastrais, regularização da situação cadastral, cancelamento da inscrição e restabelecimento da inscrição.
Além disso, ficou dfinido que será obrigatório a apresentação de um documento de identidade original ou cópia autenticada no momento do procedimento na agência. Dito isso, a medida será tomada após a inscrição no CPF, a atualização de dados cadastrais, a regularização da situação cadastral, bem como o cancelamento.
É preciso agendar o atendimento
Logo após definir a definição da Receita Federal, o documento está apto para a atualização. Portanto, para solicitar o agendamento do CPF é através do método online, no site do instituto de identificação. Assim, tenha os documentos em mãos e escolha a data, hora e local de atendimento mais conveniente.
Para que possa receber o novo CPF, basta seguir os critérios definidos pelo Governo Federal. Dessa forma, o prazo de entrega do CPF varia de acordo com o estado, mas geralmente leva de 5 a 10 dias úteis. Além disso, é possível acompanhar o status da sua solicitação no site do instituto de identificação em seu site.