Automotivo

VITÓRIA ENOME: ADEUS IPVA para Donos destas MOTOS após fim de pagamento de imposto

O Governo Federal tomou uma importante decisão e decidiu colocar o fim no pagamento de impostos no IPVA e os donos de motocicletas. É importante entender que o imposto é pago anualmente por todos aqueles que são donos de um veículo, mas a partir de 2023 algumas motos não precisarão mais pagar.

De acordo com as informações mais recentes, o mercado de motos foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, especialmente com a montadora Honda dominando o mercado. Ao que tudo indica, 71% das vendas da empresa japonesa terá isenção da tarifa anual cobrada pelo governo.

Vale ressaltar que o Governo Lula promulgou a resolução, que foi publicada no Diário Oficial da União, para reduzir o IPVA das motos que possuem até 170 cilindradas. Assim, milhares de proprietários de motocicletas foram beneficiados e não precisarão mais desembolsar uma quantia para os próximos anos.

Governo decreta final do IPVA para alguns modelos de motos Honda

Com base na divulgação recente, o Detran anunciou que a Honda CG 160, uma das mais vendidas no mercado nos últimos anos, estará isenta do imposto, por exatamente possuir menos de 170 cilindradas, em todos os seus quatro modelos. Contudo, a resolução pode ser ou não aceita pelo órgão local.

O Detran ainda anunciou que outro modelo Honda, que também pode ficar isento do IPVA, é a Biz. Ou seja, além da Yamaha YBR 150, ambas também possuem até 170 cilindradas e seus donos podem estar livre de um dos impostos anuais. Assim, acaba facilitando a vida de muitos brasileiros.

Inclusive, para aqueles que ainda terão que pagar a tarifa, quando é realizado à vista e até a data preestabelecida, o Governo Federal anunciou que há um desconto, que ajuda a aliviar o bolso, ainda mais no começo do ano. Nesse modo, 4% do valor total do veículo de passeio, estabelecido pela tabela FIPE e é pago de acordo com o número final da placa.

O que é o imposto de veículos anual?

Antes de comprar um veículo, é importante saber que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos compromissos financeiros do início do ano para quem é dono de automóvel. Ou seja, a fatura do IPVA costuma sair cara para o consumidor e pode desequilibrar as finanças de quem não se planeja.

Por fim, os cofres públicos recebem o recolhimento do tributo, que acaba sendo muito importante e dá suporte à manutenção de vários serviços de automóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *