Benefício cortado: INSS notifica IDOSOS de 65,66,67,68 anos pra cima e pega todos de surpresa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou uma importante decisão sobre os cadastros dos idosos entre 65 e 68 anos. Dessa forma, o governo federal autorizou e a medida pegou milhares de cidadãos da terceira idade desprevenidos. Inclusive, o INSS definiu o corte certeiro através da ação “pente-fino”.
Antes de mais nada, é muito importante entender que não é qualquer cidadão que tem direito ao benefício do Governo, já que é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e também estar enquadrado em uma série de critérios estabelecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Além disso, a ação define que milhões de usuários serão excluídos do sistema. Entretanto, a medida será utilizada, inicialmente, somente para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e foi alertado que servirá apenas para pedir que a pessoa compareça ao CRAS de sua localidade.
INSS anuncia convocação de idosos entre 65 e 68 anos
De acordo com o INSS, o intuito é notificar aqueles que já são inscritos no CadÚnico, mas não fazem atualização cadastral há mais de 48 meses (ou seja, quatro anos). Ao que tudo indica, mais de 505 mil pessoas estão sendo convocadas a fazerem suas inscrições no CadÚnico para não correr o risco de perder o benefício.
“No caso de ligação, o número que aparecerá na tela do celular ou no identificador de chamada é (11) 2135-0135. Caso outro número apareça, e a pessoa diga que é do INSS, desligue”, esclarece o INSS. Para sanar outras dúvidas, basta ligar para a central telefônica 135 e confirmar se o INSS entrou em contato.
Em suma, será feita uma entrevista pelo cadastrador do INSS e serão feitas várias perguntas sobre a situação da pessoa e da família. Ou seja, o valor da renda dos componentes, endereço, formas de comunicação e questões próprias que constam do cadastro.
Quais documentos são necessários para solicitar o BPC-LOAS no INSS?
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, para ser beneficiário do BPC-Loas é necessário seguir uma lista de critérios pré-estabelecidos pelo Governo Federal. O pagamento para o grupo aprovado no sistema deverá ocorrer no primeiro dia do calendário, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento das datas.
Apesar do início do depósito no dia 25, o INSS já garantiu a quantia antecipada para todos os beneficiários que residem no Rio Grande do Sul. Portanto, devido a catástrofe nos últimos meses no estado gaúcho, o pagamento foi feito de forma antecipada para ajudar as famílias impactas com as chuvas.
Para que possa se tornar elegível para o programa, é preciso ser idoso com, no mínimo, 65 anos de idade ou pessoa com deficiência de qualquer faixa etária. Dessa forma, estes grupos devem ter renda familiar per capita que não ultrapasse o valor de 1/4 do salário mínimo vigente.
Para ser aprovado no BPC-LOAS, o cidadão precisará levar as documentações que comprovem a idade, a deficiência, a renda e a situação econômica. Além disso, também é exigido RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, laudo médico atestando a incapacidade, entre outros.