Notícias

Você Ganha Até Três Salários Mínimos? veja Como se inscrever no CadÚnico e ter direitos aos benefícios com desconto na luz

O Governo Federal segue trabalhando para beneficiar milhões de brasileiros que estão inclusos no Cadastro Único (CadÚnico) e que também libera programas sociais com desconto na conta de energia. Portanto, para ser beneficiado através das ações governamentais, é preciso estar cadastrado no CadÚnico.

Dito isso, o Benefícios do Dia informa como fazer a inscrição e ter direito a diversos programas sociais oferecidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). É importante entender que só podem fazer parte do CadÚnico as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

.Para realizar a inscrição no Cadastro Único, basta verificar se a família atende aos critérios de renda estipulados para elegibilidade. Em sequência, será necessário comparecer ao CRAS local com todos os documentos necessários dos membros familiares, como CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidões de nascimento.

Como receber o benefício do CadÚnico?

Logo após a realização da inscrição, o sistema do Cadatro Único irá identificar se o usuário tem condições se receber o benefício, para que não ocorra nenhuma injustiça em favorecer familiares que recebem mais de dois salários mínimos. Atualmente, o CadÚnico oferece os programas do Bolsa Família, BPC, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica.

É muito importante entender que, ao realizar o cadastro nos programas sociais, deverá realizar a atualização cadastral de dois em dois anos para não correr o risco de perder os benefícios ou ser realocado para as últimas colocações da fila de espera do sistema.

De fato, um dos principais programas sociais criados recentemente é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Dessa forma, os beneficiários poderão ter direito até a 65% de desconto da energia mensal. Entretanto, não é qualquer familiar que tem direito a receber o desconto, já que precisa atender os critérios de elegibilidade.

Quem tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica?

De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Federal, os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica são aqueles com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional, idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o benefício do BPC.

Além disso, as famílias inscritas noCadÚnico que tem renda mensal de até três salários-mínimos, que tenham algum membro com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla) que necessite de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que demandem consumo de energia elétrica para seu funcionamento também tem direito.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.