INSS

COMUNICADO para os Idosos: Benefíciarios do INSS recebe uma surpresa após esse AVISO!

INSS: Foto: Reprodução
INSS: Foto: Reprodução

É fato que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece dezenas de benefícios para os aposentados e pensionistas. Dessa forma, saiba o novo anúncio e a surpresa que os beneficiários  terão ainda neste mês de junho. Inclusive, os programas sociais tem tudo para favorecer o grupo da terceira idade.

Antes de mais nada, é muito importante entender que para fazer parte das ações do Governo Federal, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). Caso contrário, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o sistema não aprovará a liberação de benefícios sociais.

Vale destacar que os Idosos, a partir dos 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem baixa renda têm direito de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mesmo que nunca tenham contribuído ao INSS. Portanto, independentemente de já estar aposentado ou não.

Idoso que nunca contribuiu com o INSS pode receber benefícios?

O regulamento do BPC aponta que os beneficiários são aqueles que tem 65 anos ou mais, pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem impedimentos de, no mínimo, dois anos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Contudo, é pago somente se a renda familitar não ultrapassar 1/4 do salário mínimo.

Com base de comparação, em 2023, o limite correspondeu a R$ 330 (25% de R$ 1.320). Para aqueles que têm dúvidas se os idosos que nunca contribuíram com INSS se mesmo assim tem direito ao benefício, a resposta é sim, já que a ação se trata de benefício assistencial e não precisa comprar que contribuiu ao INSS.

Por outro lado, para os idosos que já recebem a aposentadoria do Governo Federal, não existe a possibilidade de também ser beneficiado com o BPC. Ou seja, não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social, como aposentadorias, pensões e seguro-desemprego.

Calendário do INSS de junho

De acordo com o anúncio do calendário do INSS, os beneficiário que têm final no documento 1 e 6 irão receber primeiro, enquanto aqueles com final 5 e zero serão os últimos. Dessa forma, o BND relata abaixo as datas definidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social,

  • Finais 1 e 6: 1 de julho
  • Finais 2 e 7: 2 de julho
  • Finais 3 e 8: 3 de julho
  • Finais 4 e 9: 4 de julho
  • Finais 5 e 0: 5 de julho

Por fim, o INSS é responsável por administrar uma série de benefícios essenciais para a sociedade brasileira. Além das diversas modalidades de aposentadoria, como por idade, contribuição e especial. Com isso, é possível receber os benefícios através do Auxílio-doença, Auxílio-reclusão, Pensões por morte, Salário-família, Salário-maternidade, Pecúlio e Seguro-defeso (para pescadores profissionais durante o período de defeso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *