Benefícios para Idosos

FESTA: Transporte gratuito para idosos a partir de 60 anos; confira

Um dos principais benefícios para idosos com, no mínimo, 60 anos é o cartão de transporte gratuito. Dessa forma, o Governo Federal, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), anunciou que será necessário realizar a renovação da documentação para seguir utilizando do programa social.

É fato que os transportes gratuitos são direito do grupo da Terceira Idade. Portanto, é concedido com a apresentação do cartão de transporte. Em suma, ara aproveitar essa vantagem é importante atualizar os dados, especialmente no Cadastro Único (CadÚnico) para não correr o risco de perder a validade do cartão.

Ainda vale ressaltar que os idosos tem direito a outros benefícios e descontos. Assim, também são concedidos à eles a gratuidade no transporte público. Contudo, para aproveitar essa e outras vantagens é necessário se manter dentro dos critérios de elegibilidade do benefício oferecido pelo Governo Lula.

Idosos precisam renovar o Cartão de Transporte Gratuito

Antes de mais nada, é muito importante saber que a Carteira da Pessoa Idosa é um documento emitido pelo próprio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e que garante o acesso à benefícios e vantagens exclusivos para este seleto grupo. Inclusive, um dos mais utilizado é o transporte em ônibus municipais e interestaduais.

De acordo com o INSS, os idosos que possuem meios de comprovar a renda não precisam do documento. Ou seja, é possível fazer a comprovação através do contracheque de pagamento, carnê de contribuição para a Previdência, extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS e a carteira de Trabalho com anotações atualizadas. Entretanto, a carteira pode facilitar, tanto atendimento quanto o acesso às vantagens.

Com a necessidade de renovação do documento, o beneficiário precisa ter o entedimento que necessita comprovar que ainda segue dentro dos critérios definidos pelo CRAS. Caso esteja, ainda é possível ter direito ao valor mínimo de aposentadoria que é R$ 1.412 ou fazer parte do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Onde realizar a renovação ou emissão da Carteirinha do Idoso?

Vale destacar que são duas formas de realizar a emissão ou renovação da Carteirinha do Idoso, site ou presencialmente em uma unidade do CRAS. Contudo, independentemente da forma, será necessário apresentar as documentações atualizadas para seguir recebendo o benefício ou iniciar o processo, caso ainda não tenha.

Para fazer a emissão ou renovação online, basta acessar o site “Meu INSS” ou através do aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Em sequência, clique em “carteira do beneficiário” e selecione uma foto pessoal para ser usada na nova carteira. Feito isso, marque a opção que, ao apresentar a carteira os dados do benefício, serão compartilhados através do QR Code. Pressione “continuar”. Pronto, já está disponível para acesso virtual.

Por fim, o método presencial é ainda mais fácil, apesar de necessitar ir até a unidade mais próxima. Dito isso, vá para o CRAS munido de RG/CIN, CPF, número do NIS e comprovante de residência.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *