FESTA: Idosos de 60 anos pra cima rganham presentão e saltam de alegria

Um dos principais grupos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) é a Terceira Idade, que conta com idosos. Dessa forma, o Governo Federal, por meio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) garantiu que os brasileiros entre 60 e 64 anos irão receber uma ótima notícia no transporte gratuito.

Antes de mais nada, é muito importante destacar que os programas sociais do governo só aceitam aqueles que estão aprovados no sistema do CadÚnico, além de também seguir os critérios pré-estabelecidos pelo CRAS. Nesse modo, o Benefícios do Dia destaca as novidades na Carteira do Idoso.

Com a meta em garantir qualidade de vida para os idosos, a notícia surge como um avanço em inclusão social, que visa proporcionar maior independência e integração social. Inclusive, o público a partir dos 65 anos garantiu a atualização no programa, que representa uma significativa expansão nos direitos dessa faixa etária.

Idosos entre 60 e 64 anos recebem notícia sobre o transporte gratuito

De acordo com as informações recentes, foi definido que idosos entre 60 e 64 anos terão acesso facilitado no transporte gratuito, principalmente aqueles com inscrição no CadÚnico e aprovação na Carteira do Idoso. Ou seja, sem o documento não é possível ser beneficiado em 2024.

Para todos os brasileiros aprovados no sistema o Governo Federal garantiu um acesso facilitado a eventos culturais, reduzindo o isolamento social. Além de ter maior facilidade para consultas médicas e tratamentos de saúde continuados e até capacidade de realizar tarefas diárias de forma mais autônoma.

Dito isso, ainda oferece oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas, o que melhora o bem-estar geral. Inclusive, com o benefício é possível economizar em média R$ 367,89 nas viagens interestaduais. Sem dúvidas, é uma das melhores opções para os brasileiros acima dos 60 anos.

Como fazer a emissão da Carteirinha do Idoso?

São duas formas de realizar a emissão ou renovação da Carteirinha do Idoso, site ou presencialmente em uma unidade do CRAS. Contudo, independentemente da forma, será necessário apresentar as documentações atualizadas para seguir recebendo o benefício ou iniciar o processo, caso ainda não tenha.

Para fazer a emissão ou renovação online, basta acessar o site “Meu INSS” ou através do aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Em sequência, clique em “carteira do beneficiário” e selecione uma foto pessoal para ser usada na nova carteira. Feito isso, marque a opção que, ao apresentar a carteira os dados do benefício, serão compartilhados através do QR Code. Pressione “continuar”. Pronto, já está disponível para acesso virtual.

Por fim, o método presencial é ainda mais fácil, apesar de necessitar ir até a unidade mais próxima. Dito isso, vá para o CRAS munido de RG/CIN, CPF, número do NIS e comprovante de residência.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *