INSS

Confira os documentos para solicitar o BPC-LOAS NO INSS e o Calendário Julho é Liberado

Com o objetivo em facilitar a vida de milhões de brasileiros, o Governo Federal criou o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). Nesse sentido, saiba agora quais os documentos são necessários para que possa solicitar o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o calendário de julho, que foi divulgado.

Antes de mais nada, é muito importante entender que o próximo pagamento do BPC já tem prazo oficial de liberação, considerando o calendário oficial de pagamentos do INSS. Dessa forma, foi anunciado que os beneficiários receberão a notificação de PIX, a partir do dia 25 de julho.

Contudo, as regras ainda seguem as mesma da autarquia. Ou seja, a organização das datas varia conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). Entretanto, ainda não houve confirmação de um possível adiantamento do pagamento no cronograma atual.

Quais documentos são necessários para solicitar o BPC-LOAS no INSS?

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, para ser beneficiário do BPC-Loas é necessário seguir uma lista de critérios pré-estabelecidos pelo Governo Federal. O pagamento para o grupo aprovado no sistema deverá  ocorrer no primeiro dia do calendário, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento das datas.

Apesar do início do depósito no dia 25, o INSS já garantiu a quantia antecipada para todos os beneficiários que residem no Rio Grande do Sul. Portanto, devido a catástrofe nos últimos meses no estado gaúcho, o pagamento foi feito de forma antecipada para ajudar as famílias impactas com as chuvas.

Para que possa se tornar elegível para o programa, é preciso ser idoso com, no mínimo, 65 anos de idade ou pessoa com deficiência de qualquer faixa etária. Dessa forma, estes grupos devem ter renda familiar per capita que não ultrapasse o valor de 1/4 do salário mínimo vigente.

Para ser aprovado no BPC-LOAS, o cidadão precisará levar as documentações que comprovem a idade, a deficiência, a renda e a situação econômica. Além disso, também é exigido RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, laudo médico atestando a incapacidade, entre outros.

Calendário de julho para beneficiários do BPC-Loas

O pagamento de julho para beneficiários do BPC começará no dia 25 de julho. Dessa forma, é o mesmo calendário adotado pelo INSS para a concessão de benefícios aos segurados que recebem o valor mensal que equivale ao salário mínimo.

  • Penúltimo dígito 1 do NB: 25 de julho;
  • Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de julho;
  • Penúltimo dígito 3 do NB: 29 de julho;
  • Penúltimo dígito 4 do NB: 30 de julho;
  • Penúltimo dígito 5 do NB: 31 de julho;
  • Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de agosto;
  • Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de agosto;
  • Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de agosto;
  • Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de agosto;
  • Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *