Divulgado a lista de melhores lugar para os idosos morarem
Um estudo recente sobre o Índice de Progresso Social (IPS) no Brasil revelou as cidades mais boas e menos boas para se viver no país, com ênfase especial na qualidade de vida dos idosos. A pesquisa realizada em 2024 descobriu uma situação complicada e difícil com grandes disparidades entre as regiões e municípios do Brasil.
O Brasil apresentou uma queda substancial em seu desempenho nos últimos anos, de acordo com o Índice de Qualidade de Vida (IPS), uma métrica que mede uma variedade de fatores da qualidade de vida, incluindo saúde, educação e segurança. No entanto, é possível encontrar municípios que se destacam por melhorar as condições de vida, especialmente para os idosos, examinando os dados por cidade.
As melhores cidades para os idosos
Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão entre as cidades mais boas para viver no Brasil. Essas cidades têm infraestrutura mais completa, serviços de saúde superiores, segurança e opções de lazer e cultura. Confira a lista dos dez melhores abaixo:
- Gavião Peixoto, São Paulo;
- Brasília, Distrito Federal;
- São Carlos, São Paulo;
- Goiânia, Goias;
- Nuporanga, São Paulo;
- Indaiatuba, São Paulo;
- Gabriel Monteiro, São Paulo;
- Águas de São Pedro, São Paulo;
- Jaguariúna, São Paulo;
- Araraquara, São Paulo.
As piores cidades para os idosos
Por outro lado, as cidades com as piores taxas de qualidade de vida estão localizadas no norte do país, principalmente nos estados do Pará, Amazonas e Roraima. Os idosos nesses locais enfrentam problemas como falta de acesso a serviços essenciais, infraestrutura inadequada e altos índices de violência. Confira a lista dos dez piores itens abaixo:
- Uiramutã, Roraima;
- Alto Alegre, Roraima;
- Trairão, Pará;
- Bannach, Pará;
- Jacareacanga, Pará;
- Cumaru do Norte, Pará;
- Pacajá, Pará;
- Uruará, Pará;
- Portel, Pará;
- Bonfim, Roraima.