DINHEIRO ESQUECIDO: Como consultar o seu pelo CPF? Valores perdidos estão alegrando os brasileiros

Você tem dinheiro esquecido por aí e nem sabe? Descubra agora como encontrar!. Foto: Canva
Você tem dinheiro esquecido por aí e nem sabe? Descubra agora como encontrar!. Foto: Canva

Com a recente notícia de que aproximadamente R$ 8,5 bilhões estão “esquecidos” em bancos e instituições financeiras no Brasil, muitos brasileiros querem saber como verificar e resgatar esse dinheiro. O Banco Central (BC) criou um sistema chamado “Valores a Receber” (SVR), que permite que pessoas e empresas chequem se têm algum valor a receber. Veja como consultar dinheiro esquecido usando seu CPF.

O Sistema de Valores a Receber é um projeto do BC para ajudar os cidadãos a acessar dinheiro que pode ter ficado em contas fechadas, cotas de consórcios, cobranças indevidas e outras situações. O BC diz que cerca de 42 milhões de pessoas têm valores pendentes, somando R$ 6,59 bilhões. Além disso, mais de 3 milhões de empresas também têm dinheiro a receber.

Como consultar o dinheiro esquecido pelo CPF?

Para ver se você tem algum valor a receber, siga estes passos:

  • Acesse o site oficial: vá ao endereço valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Identificação: informe seu CPF e data de nascimento ou, se for uma empresa, o CNPJ e a data de abertura;
  • Cadastro no Gov.br: se você ainda não possui um login no Gov.br, será necessário criar um. O cadastro é gratuito e deve ser feito no nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
  • Acesse “Meus Valores a Receber”: após o login, você verá informações sobre os valores disponíveis, incluindo o nome da instituição financeira responsável pela devolução e detalhes sobre a origem do valor;
  • Solicitação do valor: se houver valores disponíveis, siga as instruções para solicitar a devolução. O sistema pode oferecer a opção de receber via chave Pix; caso contrário, você deve contatar diretamente a instituição financeira para combinar a forma de recebimento;
  • Comprovante: após solicitar o valor, você poderá visualizar um comprovante com detalhes sobre sua solicitação e um protocolo caso tenha optado pelo Pix.

Até quando pode resgatar?

Lembre-se que há um prazo para resgatar esses valores. Novas leis podem fazer com que o dinheiro não reclamado vá para o governo depois de um tempo. Por isso, é bom fazer a consulta logo.

Atenção ao consultar!

Com o aumento de golpes online, cuidado ao buscar informações sobre valores a receber. O BC alerta sobre sites falsos que podem tentar enganar as pessoas prometendo muito dinheiro em troca de pagamentos. Use apenas o site oficial do BC para essa consulta.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *