Já resgatou o seu? Em menos de 20 dias o dinheiro esquecido no Banco Central será extinto; veja o que fazer
Os clientes com recursos esquecidos no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) têm até 16 de outubro para sacar os valores disponíveis.
Segundo o BC, existem R$ 8,56 bilhões prontos para resgate no SVR. Esse sistema permite que pessoas físicas, incluindo falecidas, e empresas verifiquem se deixaram dinheiro em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.
O prazo de 30 dias para o resgate iniciou em 16 de setembro, após o presidente Lula sancionar a Lei nº 14.973/2024, que trata da volta gradual dos impostos sobre a folha de pagamento em 17 setores da economia e municípios até o fim de 2024.
A lei, já aprovada pelo Congresso, determina que o dinheiro não resgatado por pessoas e empresas poderá ir para o Tesouro Nacional.
O Ministério da Fazenda explicou que, além dos 30 dias para resgate após a publicação da lei, os clientes terão mais 30 dias para contestar a transferência do dinheiro para o Tesouro, a partir da data de publicação de um edital pelo ministério.
A Fazenda ressaltou que quem quiser recuperar o dinheiro terá seis meses para pedir na Justiça o reconhecimento do seu direito aos depósitos. Se não houver contestação, os valores serão definitivamente incluídos como receita do orçamento.
O ministério também disse que esse dinheiro será contado na verificação do cumprimento da meta de resultado primário. Segundo a Fazenda, essa medida já tem exemplos no sistema legal brasileiro.
Veja como consultar o dinheiro esquecido
Se você quer recuperar dinheiro esquecido em bancos ou outras instituições, pode usar o SVR para consultar. O sistema é para pessoas, empresas e até falecidos com valores não resgatados.
A consulta é fácil, precisando apenas de CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura para acessar. O SVR oferece uma chance de recuperar dinheiro esquecido, atendendo desde pessoas comuns até empresas e representantes legais de falecidos.
É possível recuperar dinheiro por essa plataforma do Banco Central. O BC reforça dicas de segurança para a consulta. Veja:
- O único lugar para verificar e pedir a restituição do seu dinheiro, da sua empresa ou de falecidos é o https://valoresareceber.bcb.gov.br
- Todos os serviços do Valores a Receber são sem custo. Não pague nada para acessar os valores.
- O Banco Central não envia links nem te contata sobre valores a receber ou para confirmar seus dados.
- Apenas a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode entrar em contato com você e nunca pedirá sua senha.
- Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Resgatando o dinheiro esquecido no Banco Central
- Entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br na data e horário de saque indicados na primeira consulta. Se esqueceu o dia, pode voltar ao sistema na repescagem.
- Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro).
- O saque é permitido para quem tem conta acima do nível bronze. Se ainda não tiver, deve criar o cadastro ou aumentar o nível de segurança (para contas bronze) no site ou app Gov.br.
- O BC recomenda não deixar para criar a conta ou ajustar o nível no dia do agendamento do saque.
- Ler e concordar com o termo de responsabilidade.
- Conferir o valor a receber, a instituição que deve devolver e a origem do valor. O sistema pode dar informações extras, se necessário.
- Clicar na opção indicada: “Solicitar por aqui” para receber via Pix em até 12 dias úteis. Escolher uma chave Pix, informar dados pessoais e guardar o número de protocolo para contato com a instituição.
- Ou clicar em “Solicitar via instituição” para quem não usa Pix. Neste caso, contatar a instituição pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.
Os canais de atendimento da instituição aparecerão na tela de informações dos valores a receber.
Se muitas pessoas acessarem o sistema ao mesmo tempo, o cidadão entrará em uma fila virtual. O BC informa que o sistema mostrará o número de usuários na frente e o tempo estimado de espera.
Para resgatar o dinheiro esquecido pelo sistema do Banco Central, é preciso ter uma chave PIX. Sem uma chave cadastrada, o valor não será liberado.
Se você ainda não tem uma chave PIX, deve falar com seu banco para ver como receber o dinheiro. Ou pode criar uma nova chave e depois voltar ao sistema para terminar o pedido.