CPF na Nota Fiscal pode gerar desconto no imposto; veja como fazer

Colocou o CPF na nota? Sorteio de R$ 1 milhão em setembro - Foto: Reprodução
CPF na Nota – Foto: Reprodução

Colocar o CPF na nota pode trazer várias vantagens para os compradores que fazem isso. Ao informar o número do documento na compra, a pessoa pode receber alguns créditos através do cashback dos impostos pagos na hora de adquirir o serviço ou produto.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o valor disponibilizado para as pessoas pode ser usado de diferentes maneiras. Uma das principais formas de uso é para obter desconto na cobrança de alguns impostos.

Há pouco tempo, um dos programas que beneficia os consumidores anunciou a liberação da transferência de créditos. Ao fazer isso, o cidadão poderá conseguir uma redução no valor cobrado no IPTU 2025.

Veja como realizar a transferência e garantir descontos:

A medida foi liberada no começo do mês para os contribuintes da cidade do Rio de Janeiro. Para esse grupo, estão disponíveis os créditos do programa da Nota Carioca.

Ao fazer compras, a pessoa paga impostos que estão incluídos no preço do produto, porém, se estiver cadastrada no programa, ela poderá receber de volta parte do dinheiro pago.

Esse valor poderá ser usado para obter descontos no IPTU 2025, dependendo dos créditos acumulados durante o ano, o desconto pode chegar a 100% do imposto.

Esse total pode ser usado no tributo de um ou mais imóveis. Não há restrição quanto ao tipo de imóvel, por isso, o desconto vale para imóveis comerciais ou residenciais. A única condição é que estejam localizados na capital fluminense.

Prazo para transferir os créditos

O direcionamento dos créditos das notas fiscais pode ser feito até 30 de setembro. Para fazer a transferência, é necessário que a pessoa tenha, no mínimo, R$ 1 acumulado no sistema.

Ela poderá consultar o valor disponível pela página do programa, acessível neste link. Se tiver recursos disponíveis, deverá indicar o número de inscrição do imóvel que consta no cadastro do IPTU. Com o direcionamento, o desconto estará disponível na cobrança anual do imposto.

Conheça os mitos e verdades sobre CPF na nota

Chegou a hora de desvendar alguns mitos e verdades sobre o CPF na nota, confira!

Posso ser vítima de fraude ao informar o CPF na nota?

É mito! Não há como alguém se tornar vítima de golpe apenas com seu CPF. Então, fique sossegado, pois não existe perigo algum.

Posso ter problemas com a Receita Federal ao incluir o CPF na nota?

Outro mito! O programa de cidadania fiscal não se interessa pelo seu ganho ou gasto. Esse controle é feito pelo Governo Estadual, enquanto a Receita Federal cuida de assuntos federais. Logo, não há risco de você cair na malha fina da Receita Federal por colocar o CPF na nota.

CPF na nota melhora o Score?

Mais um mito que circula por aí. Solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal de produtos e serviços não aumenta o score de crédito. Afinal, o CPF na Nota Fiscal não faz parte dos dados usados para calcular o Score do Serasa.

CPF na nota traz vantagens para o consumidor?

Verdade! O combate à sonegação fiscal ajuda a aumentar a arrecadação do Estado. Isso garante mais recursos para investimentos e também ajuda a diminuir a concorrência desleal. Além disso, o consumidor pode receber benefícios, como mencionamos antes!

E aí? Guardou todas as informações sobre colocar seu CPF na nota? Compartilhe esse post com seus amigos e colabore na hora de fazer suas compras.

Não deixe de inscrever em nosso blog para ficar por dentro de mais novidades.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *