Consignado do INSS para aposentados chega com mudanças que pegam brasileiros de surpresa

Mudança de última hora no consignado do INSS deve pegar aposentados de surpresa - Foto: Reproduão
Mudança de última hora no consignado do INSS deve pegar aposentados de surpresa – Foto: Reproduão

O consignado do INSS para aposentados está experimentando mudanças substanciais. O Instituto Nacional do Seguro Social criou novas regras para proteger os segurados contra o assédio das instituições financeiras.

Atualmente, os aposentados não podem obter empréstimo consignado do INSS durante os primeiros noventa dias após o início do benefício de aposentadoria ou pensão. A partir de 1o de janeiro de 2025, porém, os segurados, independentemente de estarem recém-aposentados, poderão solicitar o crédito consignado assim que desbloquearem essa função no App Meu INSS.

Novas diretrizes serão apresentadas pelo consignado do INSS para aposentados com o objetivo de diminuir o abuso bancário. O INSS diz que limitar a contratação apenas ao banco onde o benefício é pago diminui a pressão das instituições financeiras, que costumam ligar e enviar mensagens oferecendo crédito.

O INSS afirma que limitar a contratação ao banco pagador reduzirá o assédio de outras instituições. No entanto, o diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Cherulli, discorda desse método.

Em entrevista ao jornal Extra, ele afirmou que a medida apenas adiará as ofertas de crédito, sem eliminá-las, pois os dados dos aposentados continuarão sendo compartilhados entre os bancos.

Mudanças no consignado do INSS para aposentados em 2025

Novas regras para aposentados consignados do INSS tornarão mais fácil obter crédito e cartão consignado. A partir de janeiro de 2025, pensionistas e aposentados que recebem seus benefícios há mais de três meses terão permissão para solicitar esses benefícios.

A medida impõe algumas restrições para proteger os idosos do assédio bancário. O pedido de crédito consignado só pode ser feito no banco onde o salário é depositado durante os primeiros noventa dias de recebimento do benefício. Após esse período, será permitido solicitar empréstimos em outras instituições, o que oferecerá maior flexibilidade.

Como as restrições afetarão o consignado do INSS para aposentados?

Para aposentados que desejam transferir sua aposentadoria para bancos com condições mais vantajosas, a nova regra do consignado do INSS impõe uma restrição de três meses para a portabilidade de benefícios. Essa medida é tomada para evitar movimentações suspeitas e fraudes.

Além disso, a proibição de novos empréstimos durante esse período pode prejudicar os beneficiários que precisam de ajuda financeira. Eles precisarão aguardar três meses para buscar crédito, o que pode ser um grande obstáculo em situações imprevistas.

Mudanças no consignado do INSS para aposentados gera concorrência entre bancos

Para aposentados, o consignado do INSS é fornecido por bancos selecionados em leilões de folha de pagamento que ocorrem a cada cinco anos e variam de acordo com a área. Como resultado desse sistema, os bancos podem oferecer taxas de juros mais atraentes para atrair aposentados que se beneficiam dessas instituições.

A nova flexibilização permite que os segurados negociem empréstimos diretamente com o banco onde recebem seus benefícios, sem precisar esperar os 90 dias padrão. Após esse prazo, poderão buscar condições de crédito mais vantajosas em outras instituições.

Quem pode ter acesso ao empréstimo consignado do INSS para aposentados?

Aqueles que têm acesso a um cartão de crédito consignado também têm acesso a um empréstimo consignado. Isso inclui:

  • Beneficiários e pensionistas do INSS;
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, ou BPC;
  • Servidores do governo federal;
  • Funcionários do governo federal e municipal;
  • Militares militares;
  • trabalhadores celetistas do setor privado contratados por um consignado privado.

Limites do empréstimo consignados do INSS para aposentados

  • O segurado tem a capacidade de firmar até nove contratos de empréstimo pessoal, segundo o INSS;
  • Quando se trata de cartão de crédito, é permitida apenas uma transação;
  • O prazo de quitação pode chegar a 84 meses e as taxas de juros são as mais baixas do mercado;
  • As taxas de juros dos bancos variam de acordo com o tipo de cliente. O melhor é fazer pesquisas para obter o melhor negócio.

Consulta de juros do empréstimo consignado do INSS para aposentados

  1. Acesse Meu INSS por meio do aplicativo ou do site;
  2. Escreva “Taxas de Empréstimo Consignado” na página, onde há uma lupa;
  3. Será disponibilizada uma página que conterá uma lista dos bancos e os juros aplicados a cada um deles;
  4. Para ver mais bancos, rolar até o final da página e clicar em “Ver mais”;
  5. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *