Benefícios para IdososINSS

Como dar entrada na aposentadoria 2024? STF discute sobre contribuintes inativos e Reforma da Previdência volta a julgamento

Não é novidade para ninguém que com o passar dos anos, se torna cada vez mais difícil garantir a aposentadoria. Dessa forma, saiba agora como dar entrada na aposentadoria em 2024. Além disso, o Superior Tribunal Federal (STF) ainda decidiu alterar as normas dos contribuintes inativos.

Com base nas informações recentes, desde o período da pandemia os pedidos de aposentadoria de forma totalmente online foram implementados e aprimorados, facilitando a solicitação do benefício ao interessado. Assim, não é necessário ir até a sede do INSS para fazer o pedido inicial.

É muito importante ressaltar que o pedido não garante a aposentadoria de forma imediata, já que o Instituto Nacional do Seguro Social precisa analisar a situação e dar o prazo ideal. Inclusive, ainda existe a possibilidade do trabalhador ter que permanecer na empresa por alguns meses até ser beneficiado.

Como dar entrada na aposentadoria em 2024?

Para dar início na aposentadoria, de forma online, é necessário seguir algumas regras impostas pelo INSS. Dessa forma, ainda existe diversas opções para ser beneficiado e poupar o tempo no processo. Ou seja, o primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS (aplicativo ou site) ou também ligar para o telefone 135.

Antes de mais nada, é muito importante saber que para dar entrada no processo, é preciso ter cumprido o tempo de contribuição, ter a idade mínima imposta na lei e também o período de carência. Além disso, ainda é necessário apresentar toda a documentação que comprova o tempo de serviço prestado ao longo da carreira. ]

Desde a reforma da previdência em 2019, várias regras foram alteradas. Assim, acabou tornando o processo de aposentadoria mais complexo do que já era anteriormente. Inclusive, vale citar que trabalhadores que cumpriram os requisitos para se aposentar antes da Reforma da Previdência, possuem o direito adquirido e podem solicitar sua aposentadoria conforme as regras antigas.

Portanto, para dar entrada na aposentadoria, basta acessar o Meu INSS. Em sequência, faça o login que será redirecionado para o ambiente virtual do app. Feito isso, clique em “Novo Pedido”, assim, selecione “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Para fazer a análise, basta selecionar a opção “Simular aposentadoria”.

Pronto! O próprio sistema irá informar o tempo de carência para garantir o benefício ou se já está disponível para aposentar a carreira.

STF anuncia impacto da aposentadoria no Brasil

De acordo com o STF, o impacto de parte dessas ações para os cofres públicos, estimado no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, é de R$ 497,9 bilhões. Dessa forma, garantiu que é o maior risco fiscal da União no Judiciário.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *