CNH grátis liberada em todo o Brasil: Confira os estados com inscrições abertas para habilitação Social
A CNH Social não é apenas um programa que oferece acesso gratuito à habilitação. Além do documento, os governos estaduais investem nesse benefício para aumentar a empregabilidade do estado, pois a carteira abre novas oportunidades de trabalho.
Ao fornecer CNH Social às pessoas em vulnerabilidade do estado, o governo permite que essas pessoas melhorem seu currículo. Isso ocorre porque eles podem concorrer a empregos como motorista particular, motorista de caminhão e motorista de aplicativo.
Cada estado estabelece as regras e o funcionamento do programa, priorizando alguns públicos e publicando novos editais de acordo com o orçamento.
Após a aprovação da criação do programa, os escolhidos serão autorizados a completar todas as etapas para obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou adicionar uma categoria sem custo algum.
Os aprovados seguirão os seguintes passos:
- avaliação da capacidade mental e física;
- Estudos teóricos;
- Evidencia teórica;
- aulas práticas diárias e vespertinas;
- Prova concreta;
- Se você não conseguir passar na primeira prova, terá até três retestes.
Estados com inscrições abertas para CNH Social
Para obter benefícios do programa CNH Social 2025, o candidato precisa residir em um estado onde o programa está disponível, pois não há lei federal que regule o programa.
Hoje, pelo menos 19 estados brasileiros possuem em sua legislação a criação do programa. As vagas são abertas conforme publicação de edital, podendo acontecer uma ou duas vezes por ano.
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe.
Há governos que dão um nome diferente para o programa, como: Roraima – CNH Cidadã; Pará – CNH Pai D’égua; Mato Grosso – Programa Ser Família CNH Social.
Como conseguir a CNH
Para se inscrever no programa CNH Social, os candidatos devem atender a uma série de requisitos estabelecidos pelos estados. Geralmente, é necessário ter idade mínima de 18 anos, renda familiar de até dois salários mínimos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar que está desempregado há mais de um ano. Alguns estados também priorizam a participação de beneficiários de programas sociais, alunos da rede pública com bom histórico acadêmico e pessoas com deficiência.
Para participar do programa CNH Social, os candidatos precisam apresentar uma série de documentos, incluindo documento de identificação com foto (RG), CPF em situação regular, comprovante de endereço, comprovante de renda, NIS e/ou comprovante de inscrição no Cadastro Único, além de uma foto 3×4.