AVISO GERAL HOJE (24/08) para quem tem a Carteira de Identidade de 2000, 2001,2002,2003 e até mais
O Governo Federal tomou uma importante decisão em 2024 e decidiu fazer mudanças significativas na emissão de carteira de identidade. Dessa forma, os jovens entre 21 e 24 anos foram impactados diretamente com essa mudança no registro geral (RG).
É importante destacar que o novo modelo da carteira de identidade nacional é irá beneficiar muitos cidadãos, já que os mesmos têm se deparado com dúvidas sobre como obter a segunda via do documento, especialmente de forma gratuita. Portanto, o intuito do órgão público é sanar todas as dúvidas .
Recentemente, o governo federal instituiu um novo padrão nacional para a carteira de identidade brasileira. Nesse modo, o novo RG, mais conhecido como Carteira de Identidade Nacional (CIN), visa modernizar o sistema de identificação e aumentar a segurança contra falsificações. Assim, o Presidente Lula assinou o documento.
Governo anucia mudança drástica na carteira de identidade
Com a renovação da carteira de identidade, os órgãos estaduais responsáveis pela emissão do documento tinham até o dia 6 de março de 2023 para disponibilizar o novo modelo de RG, mas esse prazo acabou sendo adiado. Contudo, o público da terceira idade acabou sendo beneficiado.
Portanto, aqueles com idade a partir de 60 anos que possuem o RG antigo, poderão manter por tempo indeterminado. Já para a população com até 59 anos, o modelo antigo seguirá válido por até 10 anos. Com isso, é possível solicitar a segunda via do documento de forma gratuita em determinadas situações.
O primeiro passo é estar fora do prazo de validade. Além disso, o cidadão deve comprovar que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica e não possui condições de arcar com o custo da emissão. Para solicitar a segunda via gratuita do RG, o cidadão deve se dirigir a Secretaria de Segurança Pública, Poupatempo ou Polícia Civil.
É preciso agendar o atendimento para receber a CIN
Logo após definir a emissão da CIN, o documento está apto na maioria dos estados. Portanto, para solicitar o agendamento da CIN é através do método online, no site do instituto de identificação. Assim, tenha os documentos em mãos e escolha a data, hora e local de atendimento mais conveniente.
Para que possa receber a CIN, basta seguir os critérios definidos pelo Governo Federal. Dessa forma, o prazo de entrega da CIN varia de acordo com o estado, mas geralmente leva de 5 a 10 dias úteis. Além disso, é possível acompanhar o status da sua solicitação no site do instituto de identificação.
Por fim, o documento é entregue em formato físico e digital, acessível no aplicativo Gov.br.