INSS

Você quer se aposentar? O INSS está procurando você depois das mudanças de 2024 após decisão do STF

Com milhões de brasileiros nas lista de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o órgão garantiu que está buscando reduzir a fila de espera dos requerimentos de aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada. Nesse modo, está procurando trabalhadores para aposentar em 2024.

Entretanto, não é qualquer brasileiro com carteira de trabalho assinada que terá direito ao benefício. Com base no anúncio do INSS, serão realizados mutirões de perícia médica em sete estados do país em junho. Em suma, os atendimentos irão ocorrer em 17 agências da Previdência Social localizadas no Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além disso, a meta é diminuir o estoque de requerimentos pendentes, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente aos segurados. Dito isso, o Instituto Nacional do Seguro Social quer aposentar os brasileiros que estão na lista de espera e o intuito é reduzir cada vez mais a quantidade.

INSS irá selecionar trabalhadores para aposentar em 2024

Para que tenha direito a aposentar ainda em 2024, o trabalhador precisa entender que deverá agendar o atendimento através da central telefônica 135. Além disso, o agendamento prévio é essencial para evitar aglomerações e garantir um atendimento seguro e eficiente para todos os envolvidos.

Nesse sentido, cada região será atendida por vez. Ou seja, no dia 24 de junho, a ação ocorrerá em Magé. Enquanto nos dias 29 e 30 de junho, os atendimentos serão realizados em Cabo Frio. Nessas mesmas datas, os mutirões se estenderão para Araruama e em Bangu, no Rio de Janeiro. Por fim, a cidade de Itaboraí também será atendida no dia 29 de junho.

Vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) é destinado a idosos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar per capita de até 1/4 do salário-mínimo, o que atualmente equivale a R$ 353. Ao contrário do que muitos pensam, para requerer o benefício, não é necessário ter contribuído para o INSS.

Como solicitar a aposentadoria antecipada?

De acordo com as divulgações do INSS, o trabalhador precisa estar cadastrado no CadÚnico e nos sistemas do INSS. Inclusive, o valor do benefício corresponde a um salário-mínimo nacional, fixado atualmente em R$ 1.412.

Para solicitar o benefício, basta apresentar a documentação correta, incluindo documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou casamento, laudo médico no caso de pessoas com deficiência, e comprovante de renda de todos os membros do grupo familiar.

Por fim, o multirão de perícia médica será uma medida crucial para reduzir a fila de espera e garantir que os segurados do INSS recebam atendimento de forma mais rápida e eficiente. Portanto, basta comparecer na unidade local para dar início ao processo de aposentadoria.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *