Notícias

Anvisa proíbe itens de marca famosa de continuar no mercado; confira

Com objetivo em proteger todos os cidadãos, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou uma importante decisão e decidiu proibir uma importante marca nas pratelheiras de todos os mercados do Brasil. Nesse modo, a suspensão atinge itens como detergentes, suplementos alimentares e pomadas para cabelo.

Antes de mais nada, é muito importante entender que foram identificados lotes que apresentavam problemas de contaminação microbiológica, levando a um cheiro descrito pelos consumidores como insuportável, algo entre esgoto e carniça. Assim, houve uma denúncia à Anvisa.

Portanto, a agência criou um recall e a suspensão da venda. Inclusive, as análises indicaram falhas nos processos de garantia de qualidade e, com o crescente número de reclamações nas redes sociais, a medida de recall foi vista como necessária para proteger os consumidores.

Anvisa proíbe itens de marca famosa no mercado

De acordo com as informações recentes, o caso mais notório envolveu os detergentes da marca Ypê. Inclusive, o incidente afetou múltiplas linhas do produto fabricadas em 2022, especialmente as de Coco, Capim Limão, Limão, Maçã e Neutro. Ao ser encontrado problemas, a Ypê foi multada pela Anvisa.

A empresa Química Amparo, responsável pelos detergentes Ypê, declarou que não há uma proibição total à comercialização, mas sim um bloqueio e recall específicos dos lotes afetados. Além disso, afirmou que, apesar do odor atípico, não há riscos à saúde dos consumidores. Portanto, sofreu apenas uma multa.

Por outro lado, a Anvisa selecionou mais produtos que não deveriam estar à venda. Ou seja, lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus clausii da marca Neogermina aumentavam os riscos à saúde dos consumidores. Contudo, a agência de vigilância sanitária identificou um número menor em comparação com a Ypê.

Qual o papel da ANVISA?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um dos órgãos mais importantes e competentes do Brasil. Com a meta em manter o país sem riscos de vida e longe de epidemias ou pandemias, a Anvisa tem como papel principal fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos.

Além disso, também é muito importante pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras. Dessa forma, evita que estrangeiros e até mesmo brasileiros viagem e tragam produtos, sejam naturais ou produzidos por empresas, com possibilidade de contaminação. Portanto, é Anvisa tem um papel fundamental no país.

Por fim, a Anvisa tem trabalhado para evitar que qualquer produto, independentemente da marca, sejam colocados à venda para que cidadãos efetuem compra e tenham a saúde prejudicada.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *