Notícias

ANVISA emite comunicado hoje (20/06): Marca famosa é retirada das prateleiras de mercado – confira

É inegável que o principal órgão federal em análises sanitárias no Brasil é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dessa forma, a agência reguladora do Ministério da Saúde tomou uma importante atitude e anunciou que uma grande empresa deverá perder todos seus produtos nas prateleiras do mercado.

Vale recordar que em 2017, um lote de arroz da marca “Favorito” foi encontrado com contaminantes que poderiam comprometer a saúde pública. Nesse modo, a ANVISA fiscalizou e proibiu que os produtos fossem novamente vendidos até que a situação na empresa fosse regularizada e comprovada.

Sem dúvidas, agência nacional demonstrou sua eficiência ao agir prontamente após a detecção de excrementos de roedores em um lote do arroz Favorito. Contudo, nos últimos dias uma nova marca foi alvo de polêmicas após uma nova série de denúncias por parte dos brasileiros nos mercados.

ANVISA decide decide retirar marca famosa dos mercados 

De acordo com as informações recentes, a ANVISA comunicou que a famosa marca de arroz “Favorito” está proibida em voltar a anunciar seus produtos após novamente ser diagnosticada com lotes contaminados. Dessa forma, o órgão federal anunciou que foram encontrados excrementos de roedores nos produtos.

Sem dúvidas, a rápida ação da ANVISA facilitou e o lote foi rapidamente retirado das prateleiras. Além disso, a agência reforça a importância do controle de qualidade rigoroso na indústria alimentícia e seu compromisso em proteger a saúde da população. Portanto, foi evitado uma possível contaminação em massa no Brasil.

Segundo a própria agência do Ministério da Saúde, a ação foi benéfica, já que, não só impediu uma possível crise de saúde, como também reforçou a qualidade e segurança dos alimentos disponíveis no mercado. De fato, a contaminação do arroz acendeu um alerta para a indústria alimentícia e órgãos reguladores como a Anvisa.

Qual o papel da ANVISA?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um dos órgãos mais importantes e competentes do Brasil. Com a meta em manter o país sem riscos de vida e longe de epidemias ou pandemias, a Anvisa tem como papel principal fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos.

Além disso, também é muito importante pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras. Dessa forma, evita que estrangeiros e até mesmo brasileiros viagem e tragam produtos, sejam naturais ou produzidos por empresas, com possibilidade de contaminação. Portanto, é Anvisa tem um papel fundamental no país.

Israel Lima

Natural de Bauru, interior de São Paulo, já realizei inúmeros trabalhos na área, seja local como nacionalmente, desde o ano de 2017. Formado em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *